BLOG ALINHAR | E-Book

Liderança Tóxica

Os sinais de uma liderança tóxica nas empresas

Introdução

A atuação da liderança é fundamental em
qualquer empresa e, por isso, é tão importante que os líderes vivenciem a cultura e sejam um modelo positivo de comportamento para as outras pessoas. Quando isso não acontece, o resultado pode ser tóxico ou destrutivo, criando um impacto de longo prazo, que a empresa pode levar anos para reverter.

Pesquisa

Pesquisadores da Harvard Business School
e da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, reuniram dados provenientes de mais de 200 estudos e chegaram à conclusão, que estresses simples e cotidianos no trabalho, podem fazer tão mal à saúde como a exposição a quantidades consideráveis de fumaça do cigarro de outras pessoas. E, quanto mais tempo uma pessoa passar trabalhando, para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua saúde mental.

Sinais de liderança tóxica

Alguns sinais podem determinar que sua empresa corre o risco de ter uma liderança tóxica:

Um artigo recente publicado no periódico Psychology Today, afirma que há uma tendência de crescimento da liderança tóxica e que “existe uma relação muito evidente entre os ambientes tóxicos de trabalho e os líderes tóxicos que frequentam esses ambientes”. Embora, muitas vezes, uma liderança tóxica seja resultado da personalidade dos indivíduos, as empresas podem evitar esse caminho destrutivo, se souberem identificar os sinais e mudar de curso antes que seja tarde demais.

1. FALTA DE CAPACIDADE PARA OUVIR AS PESSOAS

Líderes que não dedicam tempo para ouvir seus colaboradores deixarão de receber informações fundamentais que podem impactar a empresa.

2. FALTA DE FEEDBACK

Dar feedback é essencial para um relacionamento de qualidade com a liderança. Quando os líderes não dão feedback ou fazem isso de forma insuficiente, os colaboradores tendem a deduzir que seu comportamento está adequado. Essa regra se aplica tanto a feedbacks positivos como negativos.

3. NÃO ADMITIR SEUS PRÓPRIOS ERROS

Estar disposto a admitir quando você cometeu um erro, pode ser uma das coisas mais difíceis para os indivíduos em cargos de liderança, mas isso, dá a você credibilidade entre seus colaboradores. Se os outros veem sua falta de vontade de admitir quando você está errado, eles podem começar a desenvolver uma atitude semelhante e colocar a culpa em outros que, por sua vez, degrada a cultura positiva da empresa.

4. FALTA DE BONS MODELOS DE COMPORTAMENTO

Os líderes não podem esperar que os colaboradores adotem uma cultura ou se comportem de uma determinada forma, se eles mesmos não forem modelos desses comportamentos. Essa atitude pode ser desastrosa para um líder, pois demonstra que sua palavra não tem valor.

5. NÃO REPARAR NO EMOCIONAL DA EQUIPE

A liderança deve inspirar e contrastar o melhor das pessoas, desenvolvendo confiança e incentivando o risco positivo. Líderes que ignoram as emoções geradas por fatos negativos, acabam reduzindo – e muito – o engajamento dos colaboradores. É possível melhorar muitos fatores ao se conscientizar destas emoções e demonstrar interesse verdadeiro nas experiências pessoais dos indivíduos.

6. PERDER ENERGIA EM COISAS QUE NÃO SE PODE CONTROLAR

Pessoas mais equilibradas não ficam normalmente reclamando da mala perdida ou do trânsito. Elas focam no que elas podem controlar e sabem que, algumas vezes, a única coisa que podem controlar é sua própria atitude. Desenvolver habilidades de liderança positiva é benéfico para o sucesso a curto e longo prazo.

Inspiração

Daniel Goleman
(nosso guru)

  • O que é mais importante para a liderança que obtém resultados, QI ou QE? O paradoxo é que ambos importam, mas de formas bem diferentes. E quanto mais se sobe em uma organização, maior a importância da Inteligência Emocional para distinguir os líderes mais eficazes.
Assertividade

Para montar uma boa equipe, as empresas devem escolher lideranças que confiem em seus colaboradores, se preocupem com seus problemas pessoais, respeitem o equilíbrio vida/trabalho e reconheçam seus esforços e suas boas ideias.

Pontos chave

Ficam essas dicas para você, Gestor!

  • Estar presente
  • Escuta ativa
  • Conexão com a equipe
Finalização

Conte com a gente

Mais notícias
  • Aniversário ALINHAR

    Aniversário ALINHAR

    FacebookTwitterLinkedinemailBLOG ALINHAR | Vídeo Aniversario Alinhar Gratidão por todo aprendizado e por todas oportunidades que tivemos no decorrer destes 15 anos! 🎉🙏💙 Num mundo em …- Leia Mais »
  • Dia mundial da Saúde

    Dia mundial da Saúde

    FacebookTwitterLinkedinemailBLOG ALINHAR Dia mundial da saúde Anterior Próximo O Dia Mundial da Saúde é um dia mundial de conscientização sobre a saúde comemorado todos os …- Leia Mais »
  • As habilidades do futuro frente ao COVID-19

    As habilidades do futuro frente ao COVID-19

    FacebookTwitterLinkedinemailBLOG ALINHAR As habilidades do futuro frente ao COVID-19 Amplamente divulgada uma pesquisa do WEF, abordando as 10 Habilidades do Futuro. Desde a publicação, reconheci …- Leia Mais »
  • Novo posicionamento da família ICON

    Novo posicionamento da família ICON

    FacebookTwitterLinkedinemailBLOG ALINHAR | POST Novo posicionamento da família ICON Anterior Próximo O que dizer de uma empresa que recebe diariamente seus parceiros com calor humano, …- Leia Mais »
  • Principais habilidades do gestor de TI

    Principais habilidades do gestor de TI

    FacebookTwitterLinkedinemailBLOG ALINHAR | Vídeo Principais habilidades do gestor de TI Listamos as seis principais habilidades dos líderes atuais voltadas para os novos gestores de TI.https://www.youtube.com/watch?v=lf76iLWKn08 …- Leia Mais »
  • O papel da liderança feminina nas organizações

    O papel da liderança feminina nas organizações

    FacebookTwitterLinkedinemailBLOG ALINHAR | Vídeo O papel da liderança feminina nos dias atuais nas organizações Qual o papel da liderança feminina nos dias atuais nas organizações?Saiba …- Leia Mais »
  • Cursos e treinamentos aprimoram as competências

    Cursos e treinamentos aprimoram as competências

    FacebookTwitterLinkedinemailBLOG ALINHAR | Post Cursos e treinamentos aprimoram as competências Download do editorial em .PDF Todo mundo quer se realizar no trabalho e tem por …- Leia Mais »
  • Palestra no ConcaRH

    Palestra no ConcaRH

    FacebookTwitterLinkedinemailBLOG ALINHAR | Foto Palestra no ConcaRH Marcamos presença no CONCARH, realizado na sede da ACIC em Criciúma, evento elaborado e executado pela Associação Brasileira …- Leia Mais »