A atuação da liderança é fundamental em
qualquer empresa e, por isso, é tão importante que os líderes vivenciem a cultura e sejam um modelo positivo de comportamento para as outras pessoas. Quando isso não acontece, o resultado pode ser tóxico ou destrutivo, criando um impacto de longo prazo, que a empresa pode levar anos para reverter.
Pesquisadores da Harvard Business School
e da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, reuniram dados provenientes de mais de 200 estudos e chegaram à conclusão, que estresses simples e cotidianos no trabalho, podem fazer tão mal à saúde como a exposição a quantidades consideráveis de fumaça do cigarro de outras pessoas. E, quanto mais tempo uma pessoa passar trabalhando, para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua saúde mental.
Alguns sinais podem determinar que sua empresa corre o risco de ter uma liderança tóxica:
Um artigo recente publicado no periódico Psychology Today, afirma que há uma tendência de crescimento da liderança tóxica e que “existe uma relação muito evidente entre os ambientes tóxicos de trabalho e os líderes tóxicos que frequentam esses ambientes”. Embora, muitas vezes, uma liderança tóxica seja resultado da personalidade dos indivíduos, as empresas podem evitar esse caminho destrutivo, se souberem identificar os sinais e mudar de curso antes que seja tarde demais.
1. FALTA DE CAPACIDADE PARA OUVIR AS PESSOAS
Líderes que não dedicam tempo para ouvir seus colaboradores deixarão de receber informações fundamentais que podem impactar a empresa.
2. FALTA DE FEEDBACK
Dar feedback é essencial para um relacionamento de qualidade com a liderança. Quando os líderes não dão feedback ou fazem isso de forma insuficiente, os colaboradores tendem a deduzir que seu comportamento está adequado. Essa regra se aplica tanto a feedbacks positivos como negativos.
3. NÃO ADMITIR SEUS PRÓPRIOS ERROS
Estar disposto a admitir quando você cometeu um erro, pode ser uma das coisas mais difíceis para os indivíduos em cargos de liderança, mas isso, dá a você credibilidade entre seus colaboradores. Se os outros veem sua falta de vontade de admitir quando você está errado, eles podem começar a desenvolver uma atitude semelhante e colocar a culpa em outros que, por sua vez, degrada a cultura positiva da empresa.
4. FALTA DE BONS MODELOS DE COMPORTAMENTO
Os líderes não podem esperar que os colaboradores adotem uma cultura ou se comportem de uma determinada forma, se eles mesmos não forem modelos desses comportamentos. Essa atitude pode ser desastrosa para um líder, pois demonstra que sua palavra não tem valor.
5. NÃO REPARAR NO EMOCIONAL DA EQUIPE
A liderança deve inspirar e contrastar o melhor das pessoas, desenvolvendo confiança e incentivando o risco positivo. Líderes que ignoram as emoções geradas por fatos negativos, acabam reduzindo – e muito – o engajamento dos colaboradores. É possível melhorar muitos fatores ao se conscientizar destas emoções e demonstrar interesse verdadeiro nas experiências pessoais dos indivíduos.
6. PERDER ENERGIA EM COISAS QUE NÃO SE PODE CONTROLAR
Pessoas mais equilibradas não ficam normalmente reclamando da mala perdida ou do trânsito. Elas focam no que elas podem controlar e sabem que, algumas vezes, a única coisa que podem controlar é sua própria atitude. Desenvolver habilidades de liderança positiva é benéfico para o sucesso a curto e longo prazo.
Daniel Goleman
(nosso guru)
- O que é mais importante para a liderança que obtém resultados, QI ou QE? O paradoxo é que ambos importam, mas de formas bem diferentes. E quanto mais se sobe em uma organização, maior a importância da Inteligência Emocional para distinguir os líderes mais eficazes.
Para montar uma boa equipe, as empresas devem escolher lideranças que confiem em seus colaboradores, se preocupem com seus problemas pessoais, respeitem o equilíbrio vida/trabalho e reconheçam seus esforços e suas boas ideias.
Ficam essas dicas para você, Gestor!
- Estar presente
- Escuta ativa
- Conexão com a equipe
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